Alunos da PPN - UNIBH

26 abril 2006

Bebida alcoólica pode ter publicidade vedada

Carolina Jardon
Legislativo

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) quer proibir a propaganda de bebidas alcoólicas na televisão, rádios e salas de cinema. A proposta está no projeto de lei (PLS 86/06). O texto proíbe ainda a propaganda indireta nesses veículos, chamada merchandising, e o patrocínio de eventos culturais e esportivos por parte das indústrias.

O senador explica que na propaganda divulgada em jornais e revistas, por exemplo, a bebida alcoólica não poderá ser associada à prática de esportes, à condução de veículos e ao êxito social ou sexual, de acordo com o projeto. “Graças às restrições na propaganda de cigarros, no Brasil, o ato de fumar não está mais associado ao glamour e ao sucesso”, analisa o fluminense.
Marcelo Crivella argumenta também que estudos realizados entre estudantes dos ensinos fundamental e médio revelam que “o uso pesado de álcool tem aumentado significativamente na maioria das capitais pesquisadas nos últimos dez anos”.

A matéria está na Comissão de Educação (CE), onde aguarda recebimento de emendas. Se aprovada, seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e depois para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).